
Uma nova plataforma que oferece acesso aberto aos tesouros da Biblioteca Joanina.





A Biblioteca Joanina alberga um acervo único de milhares de livros impressos da Época Moderna. Estendendo-se desde os primórdios da tipografia até ao final do século XVIII, este acervo testemunha a produção, circulação e organização do conhecimento nesse período. Considerada uma das bibliotecas barrocas mais significativas do mundo, a Biblioteca Joanina é também um dos edifícios históricos que integram o Património Mundial da UNESCO da Universidade de Coimbra.
O Projeto Joanina Digital pretende digitalizar o acervo da Biblioteca Joanina e criar uma plataforma multifuncional. Para além de construir um repositório estruturado, o projeto disponibiliza o acesso a todo o conteúdo digitalizado sob a forma de imagens fac-similadas e texto. A Joanina Digital adota princípios de ciência aberta e interoperabilidade, segue as melhores práticas para a digitalização de acervos históricos e desenvolve políticas e procedimentos para gerir conteúdos e serviços à escala.
Quando estiver concluída, a Biblioteca Digital Joanina incluirá aproximadamente 30.000 volumes armazenados no piso principal da biblioteca. Este projeto resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Sharjah Book Authority (SBA), com o patrocínio de S.A. o Xeque Doutor Sultan bin Muhammad Al-Qasimi.
Este projeto de digitalização de cerca de 30.000 volumes do Piso Nobre da Joanina vai muito além da simples transposição do papel para o digital. Representa um esforço programático de valorização de um acervo único, intervindo na recuperação de exemplares que careçam de conservação e restauro. A Joanina Digital constitui também uma oportunidade para projetar, no universo digital, uma das mais belas bibliotecas do mundo, estimulando soluções técnicas inovadoras e investigação de ponta, como é próprio de uma Universidade de prestígio.
Preservar o legado do passado, responder a desafios do presente e preparar o futuro faz parte da nossa missão. Que a Universidade de Coimbra desenvolva este projeto em conjunto com a Sharjah Book Authority é expressivo do valor da cooperação internacional e da missão partilhada de promover cultura, ciência e conhecimento.
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra
A Biblioteca Joanina transporta a memória de séculos. As suas paredes e livros falam do esforço humano, de mentes que procuraram o conhecimento e a sabedoria. Preservar estas obras não é apenas uma tarefa para guardar o passado... é um dever para com o futuro. O conhecimento deve viajar para além da biblioteca para chegar àqueles que vão construir, guiar e renovar as nações. Quando a mente é alimentada pelo conhecimento, as sociedades fortalecem-se e as civilizações perduram.
O apoio de Sharjah a este projeto reflete uma crença que tenho há muito tempo: o desenvolvimento humano precede todas as instituições e a cultura é a base sobre a qual se erguem nações e civilizações. A Joanina Digital abre uma ponte entre a Europa e o mundo árabe, ligando gerações de académicos, investigadores e estudantes a um conhecimento raro que informa o presente e constrói o futuro. Através da colaboração, do planeamento e da administração cuidadosa do património, garantimos que o legado do conhecimento continua a guiar a nossa civilização global.
Sua Alteza o Xeque Dr. Sultan bin Muhammad Al Qasimi, Membro do Conselho Supremo e Emir de Sharjah
Delfim Leão
Vice-reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra
Manuel Portela
Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Eman Bushulaibi
Diretora da Biblioteca Pública de Sharjah
Valentim Branquinho
Diretor Técnico da UC Framework
Karima Anrhourrache El Azizi
Chefe dos Assuntos Internacionais
Manuel Portela
Luisa Machado
Fátima Bogalho
Ana Miguéis
Ana Luisa Silva
Bruno Neves
Ana Gago
Sara Grünhagen
Valentim Branquinho
André Rodrigues
Pedro Lima
Tomás Mendes
Bruno Silva
João Santos
João Paiva
Johanna Drucker
UCLA
Nuno Freire
Europeana
Eva Schubert
MWNF - Museum With No Frontiers
A. E. Maia do Amaral
UC

