Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura

Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura
Educação e humanidades digitais: aprendizagens, tecnologias e cibercultura

Dias-Trindade, Sara (org.); Mill, Daniel (org.)

Imprensa da Universidade de Coimbra

ISBN: 978-989-26-1771-8

Table of Contents
Educação em tempos de humanidades digitais: algumas aproximações

Dias-Trindade, Sara; Mill, Daniel

9-23
Desafios à concepção e implementação de cenários pedagógicos digitais em sistemas de aprendizagem a distância

Gamez, Luciano

27-49
A cultura digital e os novos contextos de aprendizagem: quem sabe como e onde eu aprendo sou eu

Ramos, Wilsa Maria; Boll, Cintia Inês

51-69
Da literacia à fluência: como avaliar o nível de proficiência digital de professores?

Dias-Trindade, Sara; Moreira, J. António

71-85
Educação aberta e cultura digital: humanidades em autoria e diálogo nos processos formativos

Bruno, Adriana Rocha; Pesce, Lucila; Hessela, Ana Maria di Grado

87-106
A Pedagogia Digital e Maker como caminho para mente expandida

Hardagh, Cláudia Coelho

107-123
Da linguagem logo aos espaços de convivência híbridos e multimodais: percursos da formação docente em tempos de humanidades digitais

Schlemmer, Eliane

125-147
Transitando entre gêneros musicais: aproximações entre a escola e os meios digitais

Constantino, Paulo

149-165
Geração digital: o que os youtubers mirins do Brasil têm a dizer sobre raça, gênero e classes sociais

Jorge, Gláucia Maria dos Santos

167-185
Mapas conceituais como estratégia inovadora na formação de professores no paradigma da complexidade

Torres, Patrícia Lupion; Behrens, Marilda Aparecida; Cosme, Ariana

189-206
Aplicativos mobile pedagógicos para a educação básica: da possibilidade dialógica para uma inteligência conectiva

Boll, Cintia Inês; Axt, Margarete; Muller, Daniel Nehme

207-233
Robótica pedagógica como meio de engajamento do estudante: algumas aproximações

Oliveira, Ortenio; Mill, Daniel

235-256
A educação matemática mediada pelas tecnologias digitais: o uso da programação de computadores como estratégia didática

Lessa, Valéria Espíndola; Teixeira, Adriano Canabarro; Barros, Daniela Melaré V.

257-283
Movimento Maker e IoT para educação musical: possibilidades com impressão 3D, software processing e Arduino

Santiago, Glauber Lúcio Alves; Oliveira, Camila Dias de

285-307
Aprendizaje informal con mods en videojuegos

Contreras-Espinosa, Ruth S.; Eguia-Gomez, Jose Luis

309-327
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas

Correia, Marisa; Carmo, Teresa Maia e

329-348